quinta-feira, 16 de julho de 2020

FOCO: sem caseína, lactose e glúten e... sem GYM!

    Ora viva! Ainda entre reuniões, reflexões e trabalhos de final de ano altivo, regresso aos posts neste nosso espaço. Regresso com um tema para o qual espreitamos todo o ano mas que, no verão "olhamos" com maior atenção: a barriguinha e/ou o abdominal. 
    Desde sempre este "espaço" foi o meu "calcanhar de Aquiles". Sempre fui magra, sempre treinei mas nunca tive "aquela" cintura fina. Treino, faço desporto desde que me conheço mas "o abdominal" sempre foi um objetivo, poucas vezes atingindo em pleno.



   Quis a Pandemia que deixasse de ir ao ginásio! Confesso que no início foi muito difícil (assustador mesmo!) este "corte": gosto muito do meu GYM, da família Evolution e treinar "em casa", confesso que, não é a minha escolha de topo mas teve que ser. Após uma semana de paragem, aquando o abrupto confinamento, tive que me reinventar: como mãe, como professora e como ATLETA! E ainda não voltei ao GYM...

   Eu que detestava corrida, comecei a CORRER, descobri os treinos TABATA, testei treinos, segui videos...com o tempo ( e reconhecendo a menor intensidade dos treinos) organizei-me e comecei a treinar seis ( em vez de três) vezes por semana. Atualmente faço: corrida, treino funcional, hidroginástica ( criei uns exercícios ótimos) na piscina e treino TABATA ( existem várias opções disponíveis, gratuitas, na Internet).
    Em casa,  aumentei o foco nos objetivos e na ALIMENTAÇÃO. Desde há alguns anos para cá que tenho vindo a fazer ajustes e a eliminar substâncias que, sem sabermos, exercem efeitos negativos no nosso organismo, tais como a CASEÍNA ( leite, manteiga e queijo), o GLÚTEN ( trigo, centeio e cevada) e a LACTOSE ( lacticínios e derivados) a par com o AÇÚCAR ( a minha perdição!). São substâncias que nenhum organismo digere com facilidade e que, com o tempo, causam o intestino poroso aumentando a propensão para as alergias e demais doenças autoimunes 
   Após a leitura das diferente obras do Doutor Manuel Pinto Coelho ( o meu guru, guia na alimentação  hábitos de vida saudável) tenho vindo a descobrir os efeitos nefastos de alguns nutrientes e as potencialidades de outros. Seguindo a máxima de que " o alimento é o nosso maior remédio" importa "não fazer o dano" e cuidar bem do corpo e da mente. 
    Após o nascimento da minha 2.ª filhota, em 2018, decidi retirar por completo os lacticínios e derivados e, durante a Pandemia, "experimentei-me"(há cerca de 3 semanas) com a retirada do GLÚTEN . Apesar de muito difícil, pois o glúten está presente de forma "inofensiva" em muitos dos alimentos que consumimos como saudáveis: pão (mesmo o escuro), massas, arroz ( com exceção do arroz basmati, o que uso), bolos, bolachas, molhos ( mostarda por exemplo)...
    As diferenças são notórias na região abdominal: após uma semana SEM GLÚTEN reduzi centímetros ( perdi cerca de 1Kg, sem que esse fosse o objetivo, penso ter sido da eliminação de resíduos e desinflamação do intestino) na cintura e vi mais marcado o abdómen.  Melhor que todos estes resultados foram os resultados na saúde! Chego ao final do dia sem inchaços, "barriga de balão" e a disponibilidade energética e o humor melhoram significativamente. Nunca pensei notar tantas diferenças! Recomendo, vivamente!
    Atualmente, existem no mercado excelentes e deliciosos produtos sem glúten (bolos, gelados, snacks, etc). Como em tudo na vida, não vou ser extremista: em dias festivos, momentos especiais ( desde que sejam pontuais) esquecerei os males do  glúten ( e afins) e comerei sem culpas todos os bolos, pães e afins que tiver vontade. O que importa é manter o foco no dia-a-dia deixando as "ofensas" à nossa máquina (corpo) para situações pontuais! Saúde!

 P.S- No próximo post partilharei receitas de pequeno-almoço variadas, FIT e DELICIOSAS!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, questão, apreciação e/ou sugestão. Obrigada!