segunda-feira, 16 de março de 2020

COVID-19_ Por esta é que não esperava(mos)!

Desde que me conheço como gente que reclamo o acordar cedo! O meu corpo nunca se habituou...(desconfio que nunca se habituará!). Também detesto preparar e levar " a marmita"! No entanto, estes dois itens fazem parte do meu dia-a-dia. Desde que sou mãe de duas que acordo às 6:30 ( durante a semana). O dia, o sprint começa cedo e após vestir-me e preparar-me,  entre chamar uma e outra filha, tomar e dar os pequenos-almoços, preparar lanches e afins, sair de casa atempadamente, levar uma à creche e outra ao Pré-escolar,( em instituições diferentes) e chegar à "minha" escola a horas...já tive (muitas!) manhãs em que achei que o meu coração não aguentaria o ritmo! Começo o dia com muito calor ( mesmo que o frio se faça sentir) e só me lembro do casaco pela hora do almoço, tal não é a correria...no final do dia o ritmo repete-se e entre mimos saio, nos dias em que não tenho formação, à "socapa" para o gym. Volto a correr, ainda apanho os banhos, jantamos alegremente, com o tempo contado, para a hora de dormir das miúdas...depois dois dedos de conversa, com um café que encerra o jantar dos pais,  computador, preparar o dia seguinte, dormir "à pressa"...

Esta "semana de aulas/de trabalho" começou de forma (tão!!!) diferente...apesar de ser o primeiro dia oficial ( visto que até 6.ªfeira cumprimos rotinas fora de casa e que os dois dias anteriores foram fim de semana). 

Quem me dera ter acordado às 6:30, preparado a marmita, pedir que se despachassem, vezes sem conta, e sair de casa a correr, com o coração a sair do peito...Hoje o dia termina sem formação, sem gym (mas com treino!), com menos correria...vou dormir sem "ser à pressa" mas preferia estar cheia de trabalho, afazeres, a criar aulas, a desenvolver instrumentos de avaliação, a aprender e a fazer querer aprender...valham-me os mimos, as gracinhas das princesas do meu coração.


Este COVID-19 veio sem ser convidado, colocou em pausa os nossos projetos e obrigou-nos a ficar presos em casa, durante várias semanas. Este é o cenário, a realidade do momento. Embora não seja a que todos desejaríamos, é a que existe e com a qual nos teremos que conformar ( devagarinho pois "leva tempo"). Temos que ser RESPONSÁVEIS, SERENOS e CUIDADORES. Contudo, também devemos ser OTIMISTAS!

Veio mostrar-nos quão frágeis somos e como, uma pandemia, pode mudar as nossas vidas...durante algum tempo ou para sempre.

Veio mostrar-nos que temos que ser criativos e arranjar formas de (sobre) viver, mantendo-nos ativos, protegendo-nos e protegendo e entretendo os nossos.

Veio revelar dotes...culinários, em trabalhos manuais, em tecnologias.

Veio mostrar-nos que por muito que avancem as tecnologias somos pouco perante este tipo de adversidade.

Veio mostrar-nos que acreditar, ter FÉ e refletir, o que em tempo de Quaresma, faz (ainda) sentido.

Veio mostrar ao mundo que às vezes temos que parar antes que nos parem...

Covid-19  és um monstro indesejado

mas, como o que não nos mata torna-nos mais fortes,  brevemente, serás aniquilado, serás tornado insignificante, derrubado por alguma vacina.

Até lá,  desejo que o sol te esgote te leve as forças e que essa coroa que exibes se transforme em coroa de espinhos. Juntos vamos vencer-te, será uma questão de (poucas!) semanas! Somos portugueses, somos campeões! Vamos vencer! Entretanto, continuemos a dar uso a #stayhome.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, questão, apreciação e/ou sugestão. Obrigada!